terça-feira, 8 de abril de 2014

Exercícios sobre orações coordenadas

1. Use uma barra para separa os períodos em orações. Classifique as orações e indique com:
                1. oração coordenada inicial ou assindética;
                2. oração coordenada sindética aditiva;
                3. oração coordenada sindética adversativa;
                4. oração coordenada alternativa;
                5. oração coordenada sindética conclusiva;
                6. oração coordenada sindética explicativa.

a)      Telefone, pois precisamos conversar. 

b)      Não fui à festa nem me desculpei com o anfitrião.

c)       Não fui  à festa, todavia me desculpei com o anfitrião.

d)      Não fui à festa, portanto me desculpei com o anfitrião.

e)      Não gosto de comemorações, visto que ninguém jamais me encontrou em uma festa.

f)       Leia as instruções ou peça auxílio a alguém com experiência.

g)      Deu-me todas as explicações como ainda fez  demonstrações do uso do aparelho.

h)      Pratico esportes, contudo ainda me sinto sedentário.

i)        São muitas crianças; não avaliam, pois, todos os perigos.

j)        Que se sinta feliz, pois eu também estou muito bem

k)      Ele não estava à vontade, porque gesticulava nervosamente.

2. Qual a alternativa que completa as lacunas das opções a seguir em relação de sentido?
      I. Comeu muito, _______________ vomitou.
     II. Quebrou a perna ___________ os ossos estavam fracos.
    III. Ele deu com a mão, __________ o ônibus não parou.
    IV. Foi à festa; sabe, _________, as músicas tocadas.
    V. Dorme, _________ eu penso.

a) porque, todavia, portanto, logo, entretanto
b) por isso, porque, mas, pois, que
c) logo, porém, pois, porque, mas
d) porém, pois, logo, todavia, porque

3. Por definição, “oração coordenada que se prende à anterior por conectivo é denominada
sindética e é classificada pelo nome da conjunção que a encabeça”. Assinale a alternativa onde aparece uma coordenada sindética explicativa, conforme a definição:

a)  A casaca dele estava remendada, mas estava limpa.
b)  Ambos se amavam, contudo não se falavam.
c)  Todo mundo trabalhando: ou varrendo o chão ou lavando as vidraças.
d)  Chora, que lágrimas lavam a dor.
e)  O time ora atacava, ora defendia e no placar aparecia o resultado favorável.

4. No período “Penso, logo existo”, a oração em destaque é:
a)  coordenada sindética conclusiva
b)  coordenada sindética aditiva
c)  coordenada sindética alternativa
d)  coordenada sindética adversativa
e)  n.d.a.

5. Relacione as colunas:
a)  Tentou matar as formigas, mas não conseguiu.
b)  Ele não sabia se trabalhava ou se tentava matar as formigas.
c)  Ele queria ter uma casa e plantar uma horta.
d)  Era chamado de vadio, pois trabalhava pouco.
e)  Ele trabalhava pouco; logo era chamado de vadio.

(       ) relação de conclusão
(       ) relação de contraste, adversidade
(       ) relação de confirmação ou explicação
(       ) relação de alternância
(       ) relação de acréscimo.

6. Quando a oração coordenada não tem conjunção é chamada de assindética. Analise os itens a seguir.
I. Cada macaco no seu galho.
II. Foi atingido por uma bala, morreu logo em seguida.
III. O juiz deu início à partida com dos times incompleto.

Há coordenação assindética em:
a) I apenas.
b) II apenas.
c) III apenas.

d) I, II e III.

Nenhum comentário:

Postar um comentário