segunda-feira, 7 de abril de 2014

Orações coordenadas

     


    Analise:
  

    Vim, vi, venci.
     1ª oração: Vim
     2ª oração: vi
     3ª oração: venci

    Eles partiram, eu fiquei.
    1ª oração: eles partiram
    2ª oração: eu fiquei.

   Nos dois exemplos acima, todas as orações são coordenadas assindéticas, pois não apresentam conectivos, conjunções.

   Comprou o livro e leu.
   1ª oração: Comprou o livro (oração coordenada assindética)
   2ª oração: e leu (oração coordenada sindética aditiva - apresenta a conjunção aditiva "e")

   Ela estudou, mas não passou.
   1ª oração: Ela estudou (oração coordenada assindética - não apresenta conjunção) 
   2ª oração: mas não passou  
                     (oração coordenada sindética adversativa - apresenta a      conjunção adversativa "mas")

   Ou estuda, ou faz o almoço.
    1ª oração: Ou estuda
                    (oração coordenada sindética alternativa - apresenta a conjunção alternativa "ou")
   2ª oração: ou faz o almoço 
                             (oração coordenada sindética alternativa - apresenta a conjunção alternativa  "ou")

     Cumpri meu deveres, logo posso descansar.
     1ª oração: Cumpri meus deveres
                  (oração coordenada assindética - não apresenta conjunção)
     2ª oração: logo posso descansar
                   (oração coordenada sindética conclusiva - apresenta a conjunção conclusiva "logo")

       Pedro não foi à escola, pois queria passear.
       1ª oração: Pedro não foi à escola
                          (oração coordenada assindética - não apresentam conjunção)
       2ª oração: pois queria passear.
                  (oração coordenada sindética explicativa - apresenta a conjunção explicativa "pois")

      


    

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Oi, Ana Clara! Fico feliz por ter sido útil. O tempo é corrido, mas vou tentar fazer minhas publicações com mais frequência. :)

      Excluir