segunda-feira, 18 de abril de 2016

Tempos do modo indicativo


Presente: 
a) Indica o fato que ocorre no momento em que se fala: Ele   ouve música.
b) Indica um fato habitual todos: Leio um trecho da bíblia todos os dias. 
c) Indica um fato atemporal, uma verdade absoluta ou tomada como verdade: Todos os homens são mortais.
d) Indica um fato que já se iniciou e dura até o presente momento da declaração: Os cientistas estudam os efeitos da fosfoetanolamina.
e) Futuridade: No domingo, faço uma lasanha para o almoço.

Pretérito perfeito:
a) Indica um fato ocorrido e concluído antes do momento em que se fala: Comi e bebi bastante.
b) Indica um fato ocorrido cujos efeitos perduram até o presente: Naquele instante, eu soube que aquele era o livro da minha vida.
c) Indica um fato atemporal, habitual (normalmente em máximas e ditados): Quem comeu a carne, que roa os ossos.

Pretérito imperfeito:
a) Fato passado não concluído: Ela varria a casa, quando foi chamada com urgência no trabalho.
b) Indica um fato passado em curso que indica simultaneidade, concomitância a outro fato: A velhinha foi atropelada, quando atravessava a rua.
c) Indica um fato habitual, uma ação contínua no passado:  Eu fazia esse percurso todos os dias.

Pretérito mais-que-perfeito: 
a) Indica um fato passado anterior a outro fato passado (passado do passado): Mal entrara na farmácia, todos me olharam. 
     (Dois fatos passados. Primeiro: eu entrei na farmácia. Segundo: todos me olharam.)
b) Pode indicar um desejo, uma vontade (frases optativas): Quisera eu passar naquele concurso!

Futuro do presente:
a) Indica um fato posterior ao momento da fala, mas certo de ocorrer: Lerei o livro indicado no fim de semana.
b) Dúvida a respeito de um fato presente: Serão eles felizes se tratando mal desse jeito?

Futuro do pretérito:
a) Indica um fato futuro (hipotético) em relação a um fato passado: Compraria um carro, se tivesse aquele dinheiro da economia.
b) Incerteza sobre fatos passados ou futuros: Haveria dez bandidos envolvidos no assalto./O homem aguentaria a decepção causada pelo filho?
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário