quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Dissertação


Na dissertação argumentativa, a introdução é a tese (ideia central) a ser discutida e provada nos parágrafos seguintes; o desenvolvimento é a argumentação, ou seja, a discussão de ideias que comprovam e fundamentam a tese; a conclusão é a retomada da tese ou dos juízos discutidos e justificados na argumentação.

O conteúdo constitui o encadeamento de ideias, formando o texto que informa, que  questiona, que analisa, interpreta ou opina.
Para se redigir um texto dissertativo, são indispensáveis:
* CRITICIDADE - exame e discussão crítica do assunto por meio de argumentos convincentes, gerados pelo acervo de conhecimentos pessoais. Por isso, sempre aconselho aos meus alunos que leiam, fiquem antenados nos acontecimentos. Leiam jornal, leiam uma revista informativa, se informem pela internet. Estar atualizado é fundamental.
* CLAREZA - a competência número 1 a ser analisada no Enem é se o redator domina a norma culta da Língua Portuguesa. O que não quer dizer que você tenha que usar um vocabulário difícil e sem compreensão. O vocabulário da sua redação deve ser preciso e coerente com as ideias expostas. O aprimoramento da linguagem e a diversidade vocabular são fundamentais para adequar ideias e palavras.
* UNIDADE - O texto deve desenvolver-se em torno de um assunto. As ideias que lhes são pertinentes devem suceder-se em ordem sequente e lógica, completando e enriquecendo a ideia-núcleo. Aqui fica a dica para tomar cuidado com redundâncias, repetições.
* COERÊNCIA - associação e correlação das ideias na construção dos períodos e na passagem de um parágrafo a outro. Os elementos de ligação são indispensáveis para entrosar, ligar orações, períodos e parágrafos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário