quarta-feira, 11 de março de 2015

Pronomes pessoais: caso reto X caso oblíquo

   Pronomes pessoais são pronomes que, num ato de  comunicação, representam as três pessoas do discurso.
   Discurso   é  toda e qualquer forma de comunicação.
   Os pronomes pessoais variam de acordo com as funções que exercem nas orações, podendo ser do caso reto ou do caso oblíquo.





PRONOMES PESSOAIS DO CASO RETO

    Exerce a função de sujeito ou predicativo do sujeito.
    Exemplos:

            Eu vou à loja, talvez ele esteja lá.
                    ↓                                                  ↓
          sujeito do verbo ir                     sujeito do verbo estar


                 Minha maior satisfação é  ele.
                                                                        
                                                                                  predicativo

PRONOMES PESSOAIS DO CASO OBLÍQUO
  
  Pronome pessoal do caso oblíquo é aquele que, na sentença, exerce a função de complemento verbal (objeto direto ou  indireto) ou complemento nominal.

         A enfermeira examinou-o
       (objeto direto - complemento do verbo examinar)

Observações: 
* Os pronomes pessoais retos nunca aparecem depois de uma preposição. Torna se obrigatório o uso dos pronomes oblíquos:


         Entre mim e ti há uma distância enorme. 
              ↓
        (preposição)

* Os pronomes pessoais oblíquos átonos são usados sem  preposição:
                
      A mãe esperava-o ansiosa. (objeto direto)


* Os pronomes pessoais oblíquos tônicos são usados com preposição:

     A mãe ansiosa esperava por mim. (objeto indireto)
                                               
                                                              preposição

*   Os pronomes oblíquos átonos o, a, os, as exercem a função de objeto direto:

      A enfermeira examinou-o.

* Os pronomes oblíquos átonos lhe, lhes exercem a função de objeto indireto.

     O garçom oferece-lhe bebida.

* Antes de verbo no infinitivo só usamos eu e tu, jamais mim e ti.

     Fizeram de tudo para eu me emocionar
     Fizeram de tudo para tu comprares a casa
                                             

Um comentário:

  1. Conteúdo perfeito,clareza total,ajudou bastante.
    Muito obrigado de verdade.

    ResponderExcluir