quinta-feira, 12 de março de 2015

Pronomes possessivos


    Pronomes possessivos se referem a substantivos, para indicar uma ideia de posse em relação as três pessoas do discurso, estabelecendo uma relação entre o possuidor e a coisa possuída.

      Exemplo: Meu carro quebrou. 
                                   (meu = 1ª pessoa do singular - possuidor do carro)



Observações:
 * Há casos  em que o pronome possessivo não exprime ideia de possem mas indica respeito, afetividade, cálculo aproximado, intimidade.

    Meu senhor, permita-me ajudá-lo. (respeito)
    Não faça isso, minha filha. (afetividade)
    Lucinha, com seus três anos, não aborrecia ninguém. (cálculo aproximado)
    Ouvíamos nosso Caetano Veloso. (intimidade)


* Há casos, em que a utilização do possessivo de terceira pessoa (seu, sua, seus, suas) caracterizam uma dúvida quanto ao possuidor (frase ambígua).
      
        Clara disse que seu automóvel é confortável. (o automóvel é dela ou seu?)
         O vizinho saiu com sua esposa. (a esposa é dele ou sua?)

    Para solucionar esse tipo de ambiguidade, usa-se dela ou dele.

        Clara disse que o automóvel dela é confortável.
        O vizinho saiu com a esposa dele.

* Referindo-se a mais de um substantivo, o possessivo concorda com o mais próximo.

        O aluno trouxe seus livros e canetas.

                                                                                     




     


Nenhum comentário:

Postar um comentário